Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2006

O FOSSO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

internet.JPG

As disparidades endógenas que nos marcam (socialmente, culturalmente) são travões importantes à afirmação de um projecto nacional, distinguem-nos do resto da Europa, marcam o nosso impasse de atraso pelo bloqueio derivado dos nossos contrastes internos.

Já éramos “lanternas vermelhas” em muitos indicadores comparativos na escala europeia – na qualificação, no nível de vida, na produtividade, na desigualdade social. Até no optimismo relativamente ao futuro, estamos por baixo (pudera!).

Agora, o ranking da utilização da Internet em Portugal, comparativamente aos restantes países da UE, traz dados interessantíssimos (e a dar que pensar):

- Enquanto a média europeia de utilização da Internet pelos estudantes é de 85%, nós apresentamos o nível honroso de 91% (!), só ultrapassados pelos estudantes alemães, dinamarqueses e finlandeses. O que é sinal que, nas camadas jovens e escolarizadas, a massa estudantil portuguesa está muito bem “ligada em rede”.

- Na utilização global da Internet pelos portugueses, vêm as infra-disparidades (as maiores da Europa): 84% das pessoas com habilitações superiores ao 12º ano, usam a Internet, mas só 14% com habilitações inferiores ao 12º ano a usam.

- Entre a população reformada, os números são ainda mais dramáticos – só 3% dos portugueses reformados usam a Internet, contra 23% dos reformados alemães, 34% dos reformados dinamarqueses e 54% dos reformados holandeses.

Pensando no papel da Internet como fonte instantânea de informação, de conhecimentos e de comunicação e fonte de intervenção, fácil é deduzir como a população vive, digamos culturalmente, em tremenda diferença de ritmo e velocidade. Enquanto os jovens escolarizados com sucesso acertaram, e bem, o passo no uso das novas tecnologias, as camadas mais velhas e de menor escolarização mantêm-se fixadas no mundo pré-informático.

Claro que se percebe bem de onde estes fossos provêm. Mas a somar ás desigualdades sociais crescentes (a roçar o iníquo) entre os portugueses, arrastando o país para o atraso económico e a incapacidade competitiva, temos já um desfasamento brutal etário e pela escolarização que reverte em problemas graves de comunicação, até de linguagem e suporte informativo, tornando mais incapaz a comunicação entre uma camada madura e idosa que, quando lê, lê o “Record” ou o “24 Horas”, e uma camada jovem escolarizada cuja fonte principal (se não exclusiva) é a Internet.

Estes dados demonstram sucesso na difusão da Internet nas escolas e nos ambientes domésticos por pressão da massa jovem e estudantil. Mas comprovam o atavismo de uma população em caminho do envelhecimento e cada vez mais distante do mundo e … dos seus próprios jovens.

[Nos Centros de Dia para Idosos e Reformados, nos muitos que já existem pelo país fora e alguns bem equipados, há uma tendência para reproduzir, no usufruto do lazer, as formas mais serôdias das suas tradições conviviais e lúdicas. Por regra, organizam-se cantorias, bailaricos, fados, patuscadas e excursões. E quantos destes Centros se equipam com uma Biblioteca e um “ciber-café”?]

(com base em dados da “Eurostat” divulgados em artigo de Joaquim Fidalgo no “Público” de hoje)
publicado por João Tunes às 17:08
link | favorito
De Joo a 25 de Janeiro de 2006 às 17:52
Com certeza, Ana. Tanto de acordo que meti "Biblioteca" antes do "ciber-café"...


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. HONRA A GARY COOPER

. Efeméride ao cair do pano

. E VÃO DOIS, QUE DOIS

. AFINAL…

. DESABAFO MASOQUISTA

. Bom fim-de-semana

. CHE E AS MAMAS DA VIZINHA

. AINDA (SEMPRE) MÁRIO PINT...

. CAMILA VAI PARA A TROPA

.arquivos

. Setembro 2007

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub