Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2006

CALMA, NÃO METAM JÁ O HOMEM EM MAUSOLÉU

carlitos.jpg

Leio, escrito por um auto-intitulado “militante socialista” (qualidade essa de que não duvido) e com direito a albergue no “Causa Nossa”: ”Não há gratidão possível para o esforço de um homem [Mário Soares] que, no fim da vida, já foi tudo neste País.”. E só posso ficar indignado. Porque não há forma mais cruel, mais desrespeitosa e mais injusta que falar de alguém idoso (para mais, no caso, em pleno uso das suas faculdades e com um vigor a pedir meças) como estando “no fim da vida”. Porque, assim, estão a antecipar-lhe o mausoléu.

Soares tem muito para dar e vender. Concordando-se ou discordando-se dele. Nomeadamente, no meu caso, entendendo a sua candidatura como errada (pelo seu projecto presidencial e pela performance política do candidato) e facilmente derrotável como alternativa de esquerda a Cavaco, tornando simbólica a perspectiva de o vencer.

Agora, um “soarista” tratar assim Mário Soares, num misto de obrigado meloso de indulgência e enaltecimento, como sendo um estóico “no fim da vida”, é coisa condenável, até se tivesse sido proferida por qualquer um dos seus adversários políticos. O que não é o caso. A frase assassina e liquidacionista vem de um “militante socialista” e, nesta campanha, um “soarista” a clamar por mais apoio dos dirigentes do PS à empresa falhada.

Ora bem, confessem lá, toda essa história do “Super Mário” foi mal contada desde o começo e assim o promete ser até ao fim. Ou já começam, antecipadamente, à procura de “bodes expiatórios”? Bolas, deixem, primeiro, as urnas falarem. E, sabe-se, as urnas, se democráticas, transportam a probabilidade da surpresa. Os mausoléus é que não. Portanto, não lhes liquidem as diferenças. E, para terminar, no "fim da vida" não estamos todos desde que começámos a nascer?
publicado por João Tunes às 15:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. HONRA A GARY COOPER

. Efeméride ao cair do pano

. E VÃO DOIS, QUE DOIS

. AFINAL…

. DESABAFO MASOQUISTA

. Bom fim-de-semana

. CHE E AS MAMAS DA VIZINHA

. AINDA (SEMPRE) MÁRIO PINT...

. CAMILA VAI PARA A TROPA

.arquivos

. Setembro 2007

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds