Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2006

DINAMARCA, SEMPRE!

Denmark.gif

Pese embora aos broncos fundamentalistas do Mahomé ou dos raios que os partam que decidiram ficar a meio caminho na marcha da civilização, aos clérico-vaticanos compreensivos por cumplicidade na prática contumaz de fanatismo homólogo, ainda aos distantes que preferem tréguas táctico-compreensivas com a gajada das bombas e do petróleo, eu lhes digo:

ALÁ AK BAR, EU SOU DINAMARQUÊS!

------------------


Adenda:

Transcrevo Convite-Apelo que recebi:

“5ª feira, 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, um grupo de cidadãos portugueses irá manifestar a sua solidariedade para com os cidadãos dinamarqueses frente á Embaixada da Dinamarca, na Rua Castilho nº 14, em Lisboa.
Convidamos desde já todos os concidadãos a participarem neste acto cívico em nome de uma pedra basilar da nossa existência: a liberdade de expressão.
Não nos move ódio ou ressentimento contra nenhuma religião ou causa. Mas não podemos aceitar que o medo domine a agenda do século XXI.
Cidadãos livres, de um país livre que integra uma comunidade de Estados livres chamada União Europeia, publicaram num jornal privado desenhos cómicos.
Não discutimos o direito de alguém a considerar esses desenhos de mau gosto. Não discutimos o direito de alguém a sentir-se ofendido. Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre.
Não esqueçamos que a sátira – os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" – é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia, e que todas as ditaduras começam sempre por censurar os livros "de gosto duvidoso", "má moral", "blasfemos", "ofensivos à moral e aos bons costumes".
Subscrevem: Rui Zink, Manuel João Ramos, Luísa Jacobetty”
publicado por João Tunes às 23:41
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Werewolf a 9 de Fevereiro de 2006 às 12:40
Eu também sou dinamarquês pis sou contra os fundamentalismos e pela liberdade de expressão. Ninguém está isento de críticas, pois é a crítica, para além do sinho, que faz mover o Mundo.

Abraço João


De Carlos Gil a 9 de Fevereiro de 2006 às 00:26
"...dia 9", obviamente. Nem procuro nem me ralo com mais, mas o dia é importante ser lido claro, afinal é pretexto para o post e mote para eu andar aqui nas cavernas do João a perorar sobre o pó da História, se pode ser feito sem matéria orgânica humana.


De Carlos a 9 de Fevereiro de 2006 às 00:22
Começou... será que 'a' grande discussão acerca deste choque de culturas vai iniciar-se pela futilidade do 'cartoon'? algo que pertence ao nosso quotidiano e olhada de forma adequada à sua vida efémera, jornal? a iconoclastia, ou os rigores das leituras de textos naturalmente datados, excessivamente datados para um Mundo que teve Revoluções, saltos nas conquistas de liberdade individual?
Começou e, infelizmente, quando a História falar nisto vai referir quem, a todos os títulos assim o tenho lido, é jornal que não merece tal refer~encia, jornal que nem eu e tu compraríamos, se morássemos em Copenhaga. E, acredito, de dia ) e todos os 9's que ainda hajam, todos ou quase todos não o comprariam. Um jornal de futilidades mal intencionadas, nalguns sítios até falam de bem pior. Sim, é secundário, não é essa a discussão. E vai-se fazer? irá mesmo? ou a surdez e o pânico, os ódios e as desconfianças, também o fundamentalismo religioso que tantas vezes é referido, que perde muito do horror do seu peso específico, o terror banaliza-se, e nada nem ninguém ouve alguém. No fundamentalismo mata-se, morre-se, nesta fase. Islão e Ocidente, é o nome desta briga imensa que, não sei mesmo, se tenho algum privilégio histórico em estar a assistir. Tanta da História fascinará quem a vê no crivo do tempo, a mesma que foi lembrada com estremecer de corpo e mente por quem a viveu. Como ser humano estou farto de conflitos. Quando, quando é que este sentimento será epidemia, e criminoso será quem (lhe) procurar vacina?


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. HONRA A GARY COOPER

. Efeméride ao cair do pano

. E VÃO DOIS, QUE DOIS

. AFINAL…

. DESABAFO MASOQUISTA

. Bom fim-de-semana

. CHE E AS MAMAS DA VIZINHA

. AINDA (SEMPRE) MÁRIO PINT...

. CAMILA VAI PARA A TROPA

.arquivos

. Setembro 2007

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds