Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006

NOS 75 ANOS DO “AVANTE!”

681pg1a-av[1].jpg

(UM LIVRO DE ESTUDO E ONDE MAIS SE APRENDE SOBRE RELIGIÃO)

”José Manuel Oliveira chega ao seu gabinete no Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, no Largo dos Restauradores, em Lisboa. Uma das primeiras coisas que faz é consultar a edição on line do Avante! Leitor assíduo, faz da leitura do jornal um instrumento de trabalho e uma arma para mudar o mundo.”
”José Manuel Oliveira define o Avante! como um livro de estudo e explica porquê: «Nas tarefas que desempenho não basta conhecer os acontecimentos do dia-a-dia, é preciso também percebermos porque é que as coisas acontecem. No contexto da comunicação social, a maioria dos meios limita-se a relatar os factos, mas não a percebê-los, a estudá-los... No Avante! é diferente. Lemos o que os outros normalmente não publicam, em particular sobre a luta dos trabalhadores, e ajuda-nos a perceber o mundo em que vivemos, a luta de classes, o desenvolvimento das correlações de forças... Quem quiser fazer a história do século XX tem de usar como fonte de informação o Avante!» , acrescenta.”
(…)
”«Há pessoas que pensam que o Avante! só fala das coisas do PCP e por isso não lêem. Não é verdade. Um amigo dizia-me há tempos: “Nunca aprendi tantas coisas sobre religião como no Avante! .” De facto é verdade. Nunca tinha pensado nisso. A maioria das pessoas não tem essa noção», considera.”
”Depois da primeira leitura através da edição digital do Avante! , José Manuel Oliveira lê o resto do jornal no comboio ou em casa, no fim-de-semana ou durante a semana seguinte. «Como não sou uma pessoa organizada, às vezes vou à internet procurar artigos antigos. É uma das coisas boas da net: consigo manter-me organizado. Sei que está ali, vou à procura e encontro», diz.”
publicado por João Tunes às 16:50
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. HONRA A GARY COOPER

. Efeméride ao cair do pano

. E VÃO DOIS, QUE DOIS

. AFINAL…

. DESABAFO MASOQUISTA

. Bom fim-de-semana

. CHE E AS MAMAS DA VIZINHA

. AINDA (SEMPRE) MÁRIO PINT...

. CAMILA VAI PARA A TROPA

.arquivos

. Setembro 2007

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds